O que avaliar antes de comprar um carro usado?

Tudo que você precisa saber antes de comprar um carro usado em um só lugar!

comprar um carro usado

Algumas vezes comprar um automóvel é um sonho de boa parte dos brasileiros, porém como sabemos não é nada fácil conseguir esse feito pelos preços da aquisição deste bem.

Algumas pessoas recorrem é uma ferramenta chamada de consórcio, forma grupos no qual as pessoas dissolvem o valor do bem entre si e pagam de forma que, através do que foi decidido todos os participantes do grupo recebe o crédito para o bem.

Mas existem pessoas que não podem esperar para obter o seu automóvel e por isso recorrem a comprá-lo já usado, de segunda mão, mas como é que você sabe que o carro que você está comprando está dentro do que é esperado?

No nosso texto de hoje nós falaremos um pouco sobre o que você deve avaliar antes de comprar um carro usado. É válido prestar atenção nessas ferramentas para que você realmente valorize o seu dinheiro e compre algo irá funcionar.

Você gostou do nosso tema de hoje? Quer saber um pouco mais sobre ele? Continue lendo conosco para tirar suas dúvidas e aplicar as dicas típicas na prática.

O que deve avaliar na hora de comprar um carro usado? 

Documentação

Sempre preste muita atenção na documentação do veículo que você quer comprar, pois possa ser que o veículo seja passado para você com multas ou autuações que não foram resolvidas.

Antes busque o número da placa do carro e pesquise a situação deste veículo, pois quando existem problemas na documentação, existe a possibilidade também de não serem cumpridos alguns procedimentos burocráticos bem específicos.

Quilometragem

Não sei se você sabe, mas a quilometragem é um item bastante importante para ser checado na compra de um carro usado, a explicação disso vem de uma forma bem simples e fácil de entender.

Quanto menor a quilometragem do carro em relação ao ano de fabricação mais valioso ele se torna, pois ele rodou pouco e não aparenta estar tão desgastado.

Por esse motivo te damos a dica de sempre observar isso e observar possíveis fraudes no hodômetro que podem acontecer para que o veículo não se desvalorize.

Histórico

Procure saber o motivo daquele veículo ser vendido. Se você não for comprar direto com a concessionária, pois além de saber o histórico do carro você consegue ter uma noção se existem problemas mecânicos, por exemplo.

Cor

Parece bobagem, mas esse é um item bastante importante da nossa lista e é muito simples o porquê de isso acontecer. As cores que não são convencionais como branco, preto, cinza e vermelho tem mais dificuldade em serem repassados.

Por isso se atente a cor do carro que você irá comprar, se você for comprar um carro de cor muito diferente, planeje ficar com ele por um longo tempo, pois se quiser repassá-lo será um pouco difícil de encontrar um comprador.

Pneus

Caso você não saiba o estado do pneu do carro nesse tipo de negociação pode ser, em geral te dar um bom desconto ou pelo menos diminuir um pouco preço.

Se você comprar um carro com pneu por prejudicado você terá mais um gasto para comprar um pneu novo para que possa rodar, por esse motivo observe o estado do pneu e tente negociar de acordo com que você vir.

Tabela FIPE

Algumas pessoas não sabem, mas existe uma tabela na qual você pode olhar o valor do carro que você está interessado, essa tabela é conhecida como tabela FIPE.

A tabela FIPE junta os valores de automóveis e estabelece aquele valor como o valor do automóvel daquele mês.

No site da FIPE você pode acompanhar o valor de determinado modelo de carro que você deseja ou esteja interessado no mês atual e nos meses anteriores, desta forma você consegue ver quanto aquele modelo do carro que você deseja está valendo.

Quando você sabe o valor que o seu carro tem, você não corre o risco de pagar mais para obtê-lo.

Acessórios

Coisas com ar condicionado, freio ABS e sensor de estacionamento fazem com que o valor do carro suba muito. Procure sempre avaliar os acessórios que estão presentes para que eles virem o benefício para você.

Importante também pensar na utilidade que o carro vai ter para você hoje, se você não irá trabalhar com o carro e usará ele apenas para trajeto simples existe mesmo a necessidade de pagar mais para ter um acessório?

Conclusão

No nosso texto de hoje nós falamos um pouco sobre o que devemos avaliar na hora de comprar um carro usado, pois muitas pessoas não sabem e acabam comprando veículos que irão lhe dar dor de cabeça posteriormente.

É importante avaliar acessórios, mecânica, consumo do carro, quilometragem, cor, tudo isso é essencial para que você tenha um carro de boa qualidade. 

Além disso, é interessante sempre consultar tabela FIPE para saber qual o valor do carro do mercado atualmente, dessa forma você não pagará mais do que o carro merece.

Você gostou do nosso texto de hoje? Quer saber um pouco mais sobre assuntos relacionados? Continue lendo conosco! Até a próxima!

1 comentário em “O que avaliar antes de comprar um carro usado?”

Deixe um comentário