Como calcular preço de carros usados?

Deseja saber como calcular o preço de carros usados, a fim de não comprar ou vender veículos em desvantagem? Ninguém deseja perder dinheiro ao fazer um negócio ruim, principalmente quando se trata de negociações de altos valores e com formas de pagamentos que comprometem boa parte de sua renda.

Para definir o preço de um veículo é necessário considerar alguns fatores, bem como, o mercado, ano, detalhes particulares do carro, estado de conservação, entre outros, além é claro, de utilizar a Tabela Fipe como parâmetro.

Confira a seguir como calcular o preço de carros usados sem deixar passar nenhum detalhe na hora da negociação!

Como calcular o preço de carros usados: Saiba por onde começar

calcular preço de carros usados

O primeiro passo para calcular o preço de carro usado é realizar uma boa análise, como mencionado, as características individuais do veículo pesam muito. É importante que o proprietário do veículo tenha uma lista com cada detalhe, tanto da parte externa, interna, peças, etc.

A seguir, você pode conferir quais os detalhes devem estar inclusos na lista:

Ano da fabricação do carro

O ano modelo é um detalhe importante, pois indica quando o automóvel foi fabricado, inclusive, veículos de mesma marca e nome, possuem características diferentes quando fabricados em anos distintos.

Motor do veículo

Cada automóvel possui um tipo de motor diferente, o que agrega ou diminui o valor na hora da venda.

Combustível que pode ser utilizado

Atualmente, a maior parte dos veículos fabricados recentemente pode ser abastecida com diferentes tipos de combustível, no entanto, ainda há modelos que aceitam somente gasolina, por exemplo, algo que pode contribuir para diminuição do valor do veículo na negociação.

Qual a versão do carro

Como mencionado, apesar de alguns carros serem da mesma marca e modelo, de acordo com a data de fabricação, cada um dos novos lançamentos possuem detalhes técnicos diferentes, acessórios e outros, os quais contribuem para maior valorização do automóvel.

Tipo de pintura do carro

Existem diferentes tipos de pintura de veículos, sendo que, algumas delas os tornam mais valorizados, como é o caso da pintura perolada e metálica, diferente da pintura sólida. Além disso, a cor do veículo também pode contribuir para o valor final, sem contar no estado de conservação, por exemplo, arranhões.

Acessório

Os acessórios do veículo também contribuem para a valorização ou não na hora de negociar, caso o mesmo esteja com acessórios originais, o valor pode ser vantajoso para quem está realizando a venda.

Além de ter uma lista que favoreça e sirva para se atentar a pontos que podem contribuir para o preço do carro usado na hora da compra ou venda, o ideal é consultar a tabela Fipe que possui a relação de valores de acordo com o mercado, de forma atualizada.

Tabela Fipe: Calcule o preço de carros usados

Quando o assunto é “como calcular o preço de carros usados” torna-se, praticamente, impossível não mencionar a Tabela Fipe.

A Fipe foi criada com o principal objetivo de estabelecer uma referência de valor para negociações de veículos no Brasil, a fim de contribuir para evitar golpes e cobranças abusivas no mercado automobilístico. Sendo que, a mesma tem utilidade tanto para quem vende ou compra e para equilibrar os preços no mercado.

Pessoas físicas, jurídicas e diversas empresas, como as do segmento de seguros, utilizam a tabela como referência para determinar valores.

No entanto, mesmo que a tabela seja utilizada para auxiliar no valor e negociação de carros usados, não significa que apenas o que consta na mesma basta, pois outros detalhes são importantes, bem como, as características do veículo que podem contribuir para um valor um pouco superior ou inferior ao da tabela.

Ou seja, a Fipe ajuda a determinar o ponto de partida, para se ter um parâmetro na hora da negociação. O estado de conservação do carro usado, quilometragem rodada, peças e acessórios originais, ano de fabricação, versão e outros, podem contribuir para uma boa diferença na hora de realizar a venda de carros usados.

Como consultar seu carro na Tabela Fipe?

Para realizar a consulta na tabela Fipe, basta acessar este link, clicar na categoria de veículos desejada, no caso “carros e utilitários”, informar os dados, bem como, ano de fabricação, modelo, cor, entre outros, como solicitado e verificar o preço no mercado.

O que levar em consideração ao calcular o preço de carro usado?

Além dos fatores mencionados anteriormente, assim como qualquer segmento, o comércio de veículos sofre impacto devido a fatores como inflação, oferta e procura, entre outros.

Por exemplo, um carro que possui maior taxa de aceitação, ou seja, um dos mais vendidos costuma ter um ótimo preço de revenda, inclusive, há regiões que tem preferências em relação ao tipo, modelo e ano de veículos.

Realize a sua pesquisa na Tabela Fipe e confira a referência que pode ser utilizada na hora de calcular o preço do carro usado.

Deixe um comentário